Hogwarts 2.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

3 participantes

Ir para baixo

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Empty Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

Mensagem por ? M ? Qua Ago 12, 2009 1:21 pm

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções
Matéria: Poções


Azul: Narração
Vermelho: Pensamento
Preto: Magia
Verde: Lousa
Laranja: Fala

Chego em minha sala, com os antídotos de alguns alunos, todos foram testados pelo seu professor. Espero todos chegarem e inicio a aula.

Bom dia a todos, a quinta aula de poções irá começar. Como vocês lembram, na última aula, eu recebi vários antídotos. Eu testei todos e nenhum deles explodiu. Todos, compareçam aqui na minha mesa para receber seus antídotos.

Após eu entregar os antídotos, começo a distribuir os pontos.

15 pontos para Felpie Riddle e Pedro Hard.
10 pontos para Liv Tends e Poppy Smith.
Total de pontos = 15 pontos para Sonserina, 25 pontos para Grifinória e 10 pontos para Lufa-Lufa


Agora vamos falar de outro assunto. Na aula anterior, falei um pouco do ingrediente chamado Bezoar. O que eu quero dizer, é que existe uma grande variedade de ingredientes em Poções. São eles:

Principais Ingredientes

Acônito
Planta ranunculácea medicinal. Suas variações mais utilizadas são o acônito licoctono e o acônito lapelo
Ararambóia
Serpente da região da Amazônia. Sua pele seca é utilizada em diversas poções.
Asfódelo
Gênero de plantas da família das liliáceas, de raiz fasciculada, com haste graciosa e elevada, dando belas flores em cachos. A parte mais utilizada é a sua raiz, que deve ser colhida ao sol intenso do meio-dia.
Balsamina
Planta da família das cucurbitáceas, originária da Índia, cujo fruto se assemelha a um ovo de pomba.
Betônica
Gênero de plantas da família das labiadas, cuja raiz é purgativa e possui um cheiro forte. As espécies mais usadas são a betônica de água e a betônica das montanhas.
Bezoar
Pedra encontrada no estômago e intestino de vários quadrúpedes, especialmente da cabra. Serve como antídoto de vários venenos.
Bicórnio
Parente distante do unicórnio, se assemelhando muito com o mesmo. Seus chifres são de tamanhos diferentes, localizados uma acima do outro.
Cumari
Espécie de pimenta, utilizada em poções estimulantes.
Descurainia
Uma flor verde pequenina. Deverá ser colhida na lua cheia.
Fígado de Dragão
Tem poder vitalizador, utilizado em poções curadoras e rejuvenescedoras.
Guelricho
Formação encontrada entre as raízes da planta galricho, que cresce nas margens dos lagos.
Hemeróbios
Gênero de insetos neurópteros que vivem na Europa e América do Norte. Geralmente são utilizados cozidos previamente, por 21 dias.
Losna
Planta herbácea, de cheiro penetrante, mas agradável. Seu sabor é aromático, mas muito amargo.
Margarida
A espécie mais utilizada em poções é a margarida-dos-campos. Deve ser colhida ao entardecer de um dia de sol.
Oode
Gênero de insetos coleópteros carabídeos da Europa Ocidental. Suas antenas contêm uma substância capaz de anestesiar.
Sanguinária
Planta da família das poligônias, chamada também de sempre-noiva-dos-modernos, corriola-bastarda, ou sanguinha. Deve ser colhida logo após o anoitecer.
Teia de aranha miúda
Devem ser colhidas ao amanhecer, tendo-se o cuidado de escolher uma teia em que não haja presas, e que a mesma esteja banhada por orvalho.
Unicórnio
Seu uso em poções dá-se através dos pelos e do chifre. O mesmo é colhido na muda periódica de chifres. Como isto só acontece a cada 150 anos, são muito raros, e utilizados em pequenas quantidades. Quanto ao pêlo, deve-se pedir permissão ao animal para retira-lo.
Urtigas
Gênero de plantas da família das urticácias, encontrada em praticamente todo o globo. Tem pelos eriçados, cuja picada produz um ardor especial. Devem ser manuseadas com luvas de proteção, mesmo estando secas.


Esses são os principais ingredientes que são usados no preparo de poções. Existem outros, mas são menos utilizados que esses ingredientes que eu listei. Eu quero que anotem esta informação que está no quadro.

Como vimos em outras aulas, o uso de qualquer substância em excesso pode causar envenenamento, mas o uso adequado pode até salvar vidas. Continuarei com este assunto nesta aula.


Começo a falar, e enquanto isso, o quadro anota tudo o que eu digo.

No reino natural, há uma abundância dessas virtudes, venenosas ou não, próprias para a necessidade humana. Para que as plantas não percam o seu valor em poções, elas devem ser colhidas quando não estão molhadas de orvalho. As plantas devem ser secadas na sombra, porque os raios solares tiram das plantas, depois de arrancadas, uma parte de suas substâncias que se evaporam ao Sol. As raízes devem ser bem lavadas e picadas em pedacinhos antes de serem postas a secar.

Quando já estão secas, as ervas são examinadas e separa-se as partes estragadas. Conserva-se somente o que é bom. As folhas, flores, talos e raízes picadas são guardadas em caixas, em lugar seco. De vez em quando é bom examiná-las para ver se estão apanhando umidade, caso em que é necessário secá-las de novo. As que cheiram mofo devem ser substituídas. Deve-se anotar em cada caixa, o tipo de erva contido, para evitar confusão. Deste modo cada um pode ter seu próprio kit de substâncias para o preparo de poções. É assim que vocês devem fazer quando prepararem suas próprias poções. Anotem.


Paro por alguns minutos e o giz para de escrever o que eu digo.

Agora, iremos aprender métodos que são muito úteis, principalmente se você quiser conservar as suas ervas, plantas ou substâncias. Esses métodos se chamam: Infusão, Decocção, Maceração e Tisana. Anotem o que eu vou escrever no quadro.

Infusão – É um método muito comum, que consiste em despejar água fervendo sobre as substancias e deixa-las repousando por um período de dez minutos. É importante lembrar que talos e raízes podem ser conservados por infusão, mas deve-se corta-los adequadamente e alem disso como são mais grossos deve-se deixar repousar por mais tempo, de 20 a 30 minutos.

Decocção – É um método em que deve-se deixar a substancia no caldeirão e depois deve-se adicionar água fria sobre a substancia, logo após isso inicia-se o cozimento dessa substancia que pode variar de 5 a 30 minutos. Já que depende muito da qualidade das substancias que se vai cozinhar, é importante lembrar que partes mais duras como cascas, raízes e talos, devem ser devidamente cortados em pedaços adequados e seu tempo de cozimento varia entre 15 a 30 minutos. Após o cozimento, é recomendável que o bruxo deixe as ervas em um recipiente, descansando por mais alguns minutos e logo após isso deve-se coar a substancia.

Maceração - Um método muito recomendável se o bruxo quer conservar as vitaminas e sais minerais das substancias. Para isso, deve-se colocar a substancia em água fria e deixa-la durante 10 a 24 horas. Folhas, flores, sementes e partes mais simples devem ser deixados de 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes brandas, devem ser devidamente picados e depois deixa-los repousar de 16 a 18 horas. Talos, cascas e raízes duros, devem ser tambem devidamente picados e depois deixa-los repousando por 22 a 24 horas. Após ter deixado a substancia repousar, deve-se coar a mesma.

Tisana – Um método menos comum do que os outros acima, o método consiste em colocar o caldeirão para ferver. Quando o mesmo estiver fervendo, deve-se acrescentar a substancia e logo após isso deve-se cobrir o caldeirão, então deve-se deixar a substancia ferver por aproximadamente 5 minutos. Logo apos ter passado os 5 minutos deve-se retirar a substancia do caldeirão e deixa-la repousar em um recipiente durante alguns minutos, absolutamente coberta. Após isso coa-se a substancia.


É só isso, lembrem-se: Só usem isso quando passarem a fazer suas poções, sem o auxílio de seu professor. Aqui na aula, eu que vou trazer os ingredientes preparados.

Dever:
1 - Cite cinco ingredientes mágicos utilizados em poções e suas funções
2 - Escolha o método de conservação que achou mais eficaz. Depois, justifique sua resposta.
? M ?
? M ?
Professor
Professor

Número de Mensagens : 595
Idade : 26
Localização : Por que? Você quer me sequestrar? O_O
Casa : Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Corvinal
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Empty Re: Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

Mensagem por Felpie Riddle Qui Ago 13, 2009 8:14 pm

Bom dia professor!
Vou para meu lugar começo a copiar tudo do quadro e começo a escrever minha tarefa:
1-Bezoar: É uma pedra en contrada no estomago de cabras e outros quadrupedes, é usado como antidoto contra varios venenos.
2- Cumari: Um tipo de pimenta usada em poções estimulantes.
3- Fígado de Dragão: Usado em poções de cura e rejuvenecedoras, pois possui poder vitalizador
4- Oode: Tipo de inseto coleópteros carabídeos encontrado na Europa Ocidental. As antenas dele contêm uma subutância anestesica.
5- Guelricho: Formação encontrada nas raizes da planta galricho que se desenvolve em margens de lagos, quem as ingere pode ficar por um periodo submerso na água pois a planta lhe fornece guelras.

Para mim o metodo mais eficas é o de Maceração pois se o bruxo quer conservar os nutrientes do ingrediente o que é muito importante para seu uso na poção. Pode demorar no preparo mas no final vale a pena pois os nutrientes foram guardados.


Vou até a mesa do professor e entrego meu trabalho
Aqui está meu trabalho professor!
Felpie Riddle
Felpie Riddle
Aluno
Aluno

Número de Mensagens : 22
Casa : Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Sonserina
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Empty Re: Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

Mensagem por ? M ? Qui Ago 13, 2009 10:07 pm

Recebo a tarefa do aluno e começo a ler.

Muito bem, a Sonserina ganhou 10 pontos. Continue se esforçando!
? M ?
? M ?
Professor
Professor

Número de Mensagens : 595
Idade : 26
Localização : Por que? Você quer me sequestrar? O_O
Casa : Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Corvinal
Data de inscrição : 11/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Empty Re: Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

Mensagem por Charlotte Mullen Ter Fev 08, 2011 3:01 pm

Chego na sala de aula e vejo o professor escrevendo na lousa. Corro para meu lugar e copio o que ele escreve.
Para mim o método mais fácil é o Maceração e mais fácil ainda é o Bezoas. Mas fazer oq? Tneho qeu copiar tudo...
Charlotte Mullen
Charlotte Mullen
Aluno
Aluno

Número de Mensagens : 3
Casa : Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Grifinoria
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções Empty Re: Aula 5 - Ervas e substâncias aplicadas em poções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos